terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pluralidade Cultural Etapa Final

Projeto Pluralidade Cultural
Última Etapa
Projeto Santa Úrsula
Professoras: Jaine L. Selig Cezar
Roselene L. S. Ataíde Passos
Marilza C.da Silva Pereira
Gabryelle B. Luckemeyer
O homem se comunica pela linguagem. Tem acesso a informações, se expressa e defende suas opiniões, partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento. Cada ser humano é a conseqüência de sua relação direta com o ambiente onde vive. De acordo com Piaget, as crianças constroem seu mundo ao ordenar o material bruto fornecido por visões, sons e cheiros, e na compreensão que os seres humanos impõem sobre a informação que recebem pelos sentidos. Tomando como parâmetro esse conceito, queremos que as crianças que são nosso público alvo (6 aos 11 anos), adquiram autonomia e organizem seus próprios valores morais, através do respeito mútuo, honestidade, companheirismo e a justiça ao discernir e respeitar as diferenças. Adquirindo “a consciência de que sou diferente, e isso pode levar-me a eliminação de barreiras e preconceitos que tenho com o outro”. As ações para o desenvolvimento desse projeto “Um NÂO para a  Discriminação, acontecerão a partir de uma amostra do vídeo da música “Você é especial”, todos os vídeos especificados, apresentados na sala de vídeo. Os conteúdos relacionados a escrita, ilustrações, confecção de cartazes, murais, danças, jogos as professoras desenvolverão em suas oficinas.  Nossa principal estratégica é apresentar em cada oficina um determinado assunto relacionado a etnia, discriminação. E, sempre que possível no coletivo, envolvendo as crianças para que o conhecimento aconteça de modo interdisciplinar. Cada professor desenvolverá suas atividades adequadas ao nível escolar que o aluno que se encontra. No final do projeto os trabalhos e tudo o que foi realizado, documentado através de fotos e filmagens, será montado em slides. O encerramento do projeto acontecerá em um dia denominado “Amostra cultural”, e na reunião dos pais mostrado à eles. 
No nosso dia-a-dia as formas de comunicação e expressão humana são ferramentas eficientes para planejar ações e⁄ou transformações em uma Educação de qualidade, consolidada no respeito à criança que aprende. Neste projeto, o primordial é que a arte de ler e interpretar histórias desenvolva amplamente na criança habilidades como a auto-estima, formulação de idéias, resolução de problemas, criticidade, tudo ludicamente. Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com esta criança, reflita não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.



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