terça-feira, 1 de novembro de 2011

Plano de Aula


Projeto Santa Úrsula
Primavera do Leste,27/09/2011
Professora: Gabryelle Borges
Séries: 5 ano
Objetivo:
· Estimular o diálogo e a troca de idéias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;
· Reconhecer a complexidade da formação cultural brasileira, que não pode ser compreendida a partir do conceito de raça;
Desenvolvimento
A aula será iniciada com a seguinte pergunta:

• Todas as pessoas são iguais ou todos são diferentes?Nesse momento será orientada a discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira observando que a questão da igualdade de direitos e deveres perante a lei não garante tratamento igualitário dos indivíduos.
Preconceito e Discriminação
Embora o conceito de raça seja moderno, o preconceito e a discriminação são uma constante da história universal e é necessário, antes do mais, fazer a distinção entre as duas idéias. O
Preconceito refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro. As idéias preconceituosas são, muitas vezes, baseadas mais em rumores do que em provas claras; opiniões que resistem à mudança mesmo face a novas informa­ções. As pessoas podem ter preconceitos favoráveis relativos aos grupos com os quais se identificam e preconceitos negativos face a outros. Alguém que tem preconceitos contra determinado grupo recusará atender imparcialmente os seus membros.
A Discriminação diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um  Negros é recusado um emprego disponível para um branco. Embora o preconceito esteja freqüentemente na base da discriminação, os dois podem existir separadamente. As pessoas podem ter idéias preconceituosas e não agir em conformi­dade. Também é igualmente importante ter em conta que a discriminação não deriva necessá­ria e diretamente do preconceito.
Por exemplo, uma pessoa branca que queira comprar uma casa pode inibir-se de adquirir a propriedade em bairros predominantemente negros, não por causa de atitudes hostis que possa sentir em relação às pessoas que vivem nesses bairros, mas em função da sua preocupação com a desvalorização da propriedade nessas áreas. Neste caso, as atitudes de preconceito influenciam a discriminação, mas de uma forma indireta.
Atividade:
Após a leitura os alunos serão questionados sobre:

• o que eles entendem por racismo;• se eles constatam situações de discriminação racial no seu cotidiano;

• se eles consideram que no Brasil existe racismo ou outras formas de discriminação (opção sexual, posição social, credo...) e como essa discriminação se manifesta.

Conclui-se a discussão estabelecendo uma definição sobre discriminação racial no Brasil.

Um comentário:

  1. É muito importante trabalhar o preconceito e a discriminação com as nossas crianças... ótimo trabalho

    ResponderExcluir